decisão na justiça

Ministro Edson Fachin nega mais um habeas corpus para libertar ex-presidente Lula

18.396


Foto: Pedro Ladeira (Folhapress)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou nesta quinta-feira mais um pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reconhecer a suspeição dos procuradores da Operação Lava Jato e determinar a soltura do ex-presidente.

Bolsonaro diz que vai vetar trechos da Lei de Abuso de Autoridade

No habeas corpus protocolado em 12 de agosto, a defesa de Lula alegou que supostas mensagens divulgadas pelo site The Intecept Brasil e por outros órgãos de imprensa confirmam que os procuradores atuaram ilegalmente para acusar Lula. Segundo Fachin, a soltura foi rejeitada pela Segunda Turma da Corte, em junho, e a questão deve ser decidida definitivamente, no mérito.

- Sendo assim, prima facie, sem prejuízo de ulterior reapreciação da matéria no julgamento final do presente habeas corpus, indefiro a liminar. Por tais razões, deixo de acolher o pedido de produção de provas - decidiu.

Estado quita nesta sexta o salário de julho dos servidores

Desde abril do ano passado, Lula cumpre provisoriamente, na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, pena de oito anos, 10 meses e 20 dias por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

CPI investiga suposta falha no recolhimento do lixo em Rosário do Sul Anterior

CPI investiga suposta falha no recolhimento do lixo em Rosário do Sul

Próximo

Bolsonaro diz que vai vetar trechos da Lei de Abuso de Autoridade

Política